Friday, December 23, 2005

Verbos Auxiliares

Verbos Auxiliares

Verbos Auxiliares São os que se juntam a uma Forma Nominal de
outro Verbo para con
struir a Voz Passiva, os Tempos Compostos e as
Locuções Verbais.

Exemplos:

—Somos
castigados pelos nossos erros.
—Tenho estudado muito esta semana.
—Jacinto havia chagado naquele momento.
—O mecânico estava concertando o carro.
—O secretário vai anunciar os resultados.
—Começava a escurecer na cidade de Itu.

Indicativo — ser, estar, ter, haver
Presente
eu
tu
ele
nós
vós
eles
sou
és
é
somos
sois
são
estou
estás
está
estamos
estais
estão
tenho
tens
tem
temos
tendes
têm
hei
hás

havemos
heveis
hão
Pretérito Imperfeito
eu
tu
ele
nós
vós
eles
era
eras
era
éramos
éreis
eram
estava
estavas
estava
estávamos
estáveis
estavam
tinha
tinhas
tinha
tínhamos
tínheis
tinham
havia
havias
havia
havíamos
havíeis
haviam
Pretérito Perfeito Simples
eu
tu
ele
nós
vós
eles
fui
foste
foi
fomos
fostes
foram
estive
estiveste
esteve
estivemos
estivestes
estiveram
tive
tiveste
teve
tivemos
tivestes
tiveram
houve
houveste
houve
houvemos
houvestes
houveram
Pretérito Perfeito Composto
eu
tu
ele
nós
vós
eles
tenho sido
tens
sido
tem
sido
temos
sido
tendes
sido
têm
sido
tenho estado
tens estado
tem
estado
temos
estado
tendes
estado
têm
estado
tenho tido
tens tido
tem
tido
temos
tido
tendes
tido
têm
tido
tenho havido
tens havido
tem
havido
temos
havido
tendes
havido
têm
havido
Pretérito Mais-que-perfeito Simples
eu
tu
ele
nós
vós
eles
fora
foras
fora
fôramos
fôreis
foram
estivera
estiveras
estivera
estivéramos
estivéreis
estiveram
tivera
tiveras
tivera
tivéramo
tivéreis
tiveram
houvera
houveras
houvera
houveramos
houvéreis
houveram
Pretérito Mais-que-perfeito Composto
eu
tu
ele
nós
vós
eles
tinha sido
tinhas
sido
tinha
sido
tínhamos
sido
tínheis
sido
tinham
sido
tinha estado
tinhas estado
tinha
estado
tínhamos
estado
tínheis
estado
tinham
estado
tinha tido
tinhas tido
tinha
tido
tínhamos
tido
tínheis
tido
tinham
tido
tinha havido
tinhas havido
tinha
havido
tínhamos
havido
tínheis
havido
tinham
havido


Fabiano Oliveira

MSN: poetafab@hotmail.com

E-mail Principal: oliveirafab@gmail.com

Yahoo: poetafab@yahoo.com.br

ICQ: 264710791

Clique Aquí http://www.livrodevisitas.com.br/ler.cfm?id=107702
e Deixe Uma Mensagem em Meu Livro de Visitas.



Para Pesquisar Assuntos dos Blogs Basta clicar Aqui http://blogsearch.google.com/
e buscar por poetafab ou pelo assunto que deseja.

http://geocities.yahoo.com.br/poetafab

http://br.groups.yahoo.com/group/equilibrioconsciente
Entre no Grupo de Discussão.

www.poetafab.blogspot.com

www.humanopoder.blogspot.com

www.poetafab1.flogbrasil.terra.com.br

www.ufoempirico.blogspot.com

www.1grau.com/poetafab

www.rumineagora.blogspot.com

www.linkadofab.blogspot.com

www.conjectural.blogspot.com

www.psiloucoeu.blogspot.com

www.euamolivros.blogspot.com

Minha Página no ORKUT
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6459542004690427947

www.autodidatismo.blogspot.com


www.religareonde.blogspot.com

No comments: